10 dicas para preparar os exames nacionais em duas semanas

19-08-2014 11:47

10 dicas para preparar os exames nacionais em duas semanas

Com apenas duas semanas ou alguns dias para o dia do exame, pode ser útil ter algumas dicas de como preparar os exames em pouco tempo.

Não é o cenário ideal, mas não se preocupe que o seu filho ainda vai a tempo de preparar convenientemente os exames. Por isso, criámos esta lista de dicas úteis para preparar os exames num curto período de tempo.

 

Dica #1

Preparar uma estratégia e um horário de estudo de acordo com o tempo restante até o exame.

Dica #2

Não tentar estudar tudo em duas semanas. É impossível! Em vez disso, concentrar-se na matéria que surgiu nos exames passados. Com tão pouco tempo para estudar não faz sentido perder-se em matérias que nunca saem, mas apenas com aquelas que marcam presença em todos os exames.

Dica #3

Pegar nos últimos cinco exames e preparar as respostas perfeitas para cada uma das perguntas. Pode usar livros para escrever as respostas perfeitas.

Dica #4

Pedir aos amigos para partilharem os seus apontamentos, notas e resumos de matérias que ainda não conseguiu estudar.

Dica #5

Usar flashcards para memorizar conceitos, fórmulas e datas chave. Também pode usá-los a caminho dos exames para fazer uma revisão final.

Dica #6

Tomar em consideração o seu estilo de aprendizagem. Se é uma pessoa visual, os mapas mentais ajudarão a relacionar ideias e assimilar informações de uma forma mais produtiva.

Dica #7

Antes de começar a estudar um tema, faça perguntas sobre o mesmo e trate de respondê-las enquanto estuda. Assim, serão melhor compreendidas e recordadas.

Dica #8

Organizar uma sessão de estudo em grupo. Será benéfico para todos e divertido também!

Dica #9

Em vez de criar, tentar encontrar recursos de estudo online que estejam prontos para serem usados.

Dica #10

Se não prestar atenção ao cérebro, o seu filho não poderá funcionar corretamente. Não pode esquecer-se de dormir e comer!

 

Seguir estas dicas não garantem sucesso nos exames nacionais ou noutros, como os de acesso ao Ensino Superior, mas ajudam. E agora, volta a estudar. Não há tempo a perder!